SUSEP FAZ ALERTA PARA A ILEGALIDADE DA “PROTEÇÃO VEICULAR” SUSEP FAZ ALERTA PARA A ILEGALIDADE DA “PROTEÇÃO VEICULAR”

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), em função de notícias veiculadas recentemente na mídia em geral, a respeito de operações denominadas “proteção veicular” feitas por associações e cooperativas, esclarece os seguintes pontos:

• É vedada a operacionalização de seguros por associações e cooperativas, sendo operações exclusivas de sociedades anônimas autorizadas pela Susep;

• No que diz respeito exclusivamente às cooperativas, de acordo com o Decreto Lei nº 73/1966, em seu artigo 24, essas entidades podem comercializar apenas seguros agrícolas, de saúde e de acidentes de trabalho, desde que devidamente autorizadas pela Susep;

• A contratação de qualquer produto de seguro oferecido por entidades não autorizadas pela Susep representa um risco ao patrimônio dos consumidores;

• Não há similaridade entre os seguros oferecidos por empresas com sólidas reservas que garantem as indenizações aos consumidores, e as operações da chamada “proteção veicular”, que não possuem nenhum tipo de garantia ou supervisão do Estado;

• Na página da Susep (www.susep.gov.br) podem ser conferidas quais empresas são autorizadas a comercializar seguros;

• A Susep foi responsável por 161 ações civis públicas, atualmente em curso, contra cooperativas, associações e outras instituições que operavam ilegalmente, sob a forma de seguradoras.

A Susep, como órgão responsável pelo controle, fiscalização, supervisão e fomento dos mercados de seguros, previdência, capitalização e resseguros e corretagem de seguros tem como princípio zelar continuamente pelo equilíbrio desse mercado e com foco nos direitos dos consumidores.

Continue lendo >
Aumento da longevidade impacta o mercado de seguros brasileiro Aumento da longevidade impacta o mercado de seguros brasileiro

A longevidade no Brasil está aumentando. De 1980 até hoje, as pessoas passaram a viver, em média, 12,4 anos a mais. Segundo o IBGE, essa mudança é causada pelo aumento de renda da população, que fez com que mais pessoas tenham acesso a recursos básicos de higiene, saúde e alimentação. Hoje, a expectativa de vida no Brasil já é de 74,9 anos. Mas que consequências essa mudança na sociedade tem para o mercado de seguros?

Por enquanto, a proporção de idosos não é alta: eles representam apenas 12% da população. Mas esse índice está crescendo – em 2030, eles serão 30% dos brasileiros, o mesmo que o Japão tem hoje. É um dos processos de envelhecimento mais rápidos da história mundial.

E este aumento na longevidade mexe com a economia como um todo, pois, com ele, os brasileiros vão receber benefícios do governo por períodos mais longos de tempo, enquanto o número dos que contribuem com o sistema vai diminuir. Por causa disso, a tendência é que, no futuro, o período de contribuição previdenciária aumente, por exemplo.

Por isso, quem trabalha com seguros deve pensar de forma estratégica sobre como atender a parcela idosa da população, que tem necessidades e exigências específicas. Isso vai desde o atendimento do corretor, que deve se preparar para fazer um atendimento personalizado, conhecendo os interesses desse público e os tipos de produto pelos quais ele se interessa. Nesse sentido, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) já está pensando em soluções que beneficiem essa população, como a criação de produtos específicos para idosos.

Continue lendo >
Vantagens de segurar seu veículo Vantagens de segurar seu veículo

Se você é daqueles que sempre sonhou com ter um carro 0 km, agora é o momento de comprá-lo. Existem planos de financiamento muito acessíveis para qualquer pessoa, com sistemas de pagamento flexíveis.

Além disso, são muitas as montadoras de carro que oferecem, no momento da compra, a possibilidade de contratar um seguro. Geralmente, estas companhias fazem parcerias com reconhecidas empresas de seguros, e você, com cliente da marca, recebe muitos benefícios e serviços. Assim, você sai da concessionária com o auto segurado e pronto para transitar pelas ruas com tranquilidade e segurança.

Mas, se você não opta por esta possibilidade ou a marca de carro que você escolheu não oferece coberturas de seguros, o seguinte pensamento que fica na cabeça é que temos que segurá-lo; é logico que você pense em proteger seu carro de qualquer dos riscos que pudessem acontecer.

Continue lendo >
Top
Carregando...